Qual a relação entre uma pesquisa organizacional e uma consulta médica?
Qual credibilidade você daria a um médico se ele te diagnosticasse com déficit de testosterona, hormônio masculino, sem saber sua idade, se você é homem ou mulher ou seus hábitos de vida? Isso soa absurdo, mas nosso objetivo é te mostrar que você acredita em um diagnóstico semelhante a este quando contrata uma pesquisa padrão de mercado para a sua empresa.
Um bom médico vai primeiramente querer conhecer melhor você. Investigar suas queixas, ter um pouco mais de detalhes da sua rotina.
Imagine que você está com dores de cabeça constantes, ele ou ela irá fazer perguntas para entender melhor sobre as dores: como elas são, com que frequência elas surgem, se é em um período específico do dia, qual seu histórico familiar, etc. Entender o contexto é uma etapa fundamental para conseguir levantar as possíveis causas e, assim, realizar um bom diagnóstico.
Em seguida, um bom médico irá selecionar exames (como exame de de sangue ou raio-x) para investigar as possibilidades que ela levantou na etapa anterior. Após a realização dos exames, irá analisar os resultados e, com base no conhecimento técnico, irá concluir o diagnóstico. Por exemplo, as dores de cabeça são resultantes de uma alta produção hormonal. A partir disso, irá sugerir o tratamento mais adequado para resolver o seu problema.
Até aqui, só pontos óbvios, correto? Mas qual a relação disso com uma pesquisa organizacional?
Empresas realizam pesquisas organizacionais com pelo menos um dos 3 motivos:
Fazer um diagnóstico geral (exemplo: como está o clima na empresa?)
Realizar um diagnóstico sobre um problema em específico (exemplo: diminuir intenção de saída ou aumentar engajamento)
Ter um selo reconhecido no mercado e utilizá-lo para fortalecer a marca empregadora
Os dois primeiros motivos são comparáveis a uma consulta médica: o primeiro é equivalente a um checkup anual e o segundo é equivalente ao nosso exemplo de dores de cabeça constantes. Entretanto, a maior parte das empresas contratam pesquisas padronizadas de mercado. O que isso significa?
Para o caso do diagnóstico geral, seria equivalente ao médico solicitar a mesma bateria de exames e analisá-los de forma igual independentemente se você é homem ou mulher, jovem ou idoso ou se pratica exercício físico. Por exemplo, em um exame de coração, ter menos de 40 batimentos por minuto é normal para um atleta, mas é um problema para pessoas que não praticam exercício físico. Ou seja, saber o contexto do paciente é fundamental para o diagnóstico correto.
Assim como as pessoas, toda empresa tem algo peculiar do seu contexto de negócio e o que é um problema para uma, pode não ser para outra. Por exemplo, uma Indústria farmacêutica cliente da numera tinha uma questão forte de burocracia: existiam muitos processos e regras. Entretanto, ao analisar os resultados da pesquisa de clima, apesar dos colaboradores concordarem que a empresa era burocrática (nota baixa na pesquisa), este fator não tinha impacto em engajamento (as pessoas entendiam que burocracia era intrínseca de uma produção de medicamento). Já para outro cliente nosso, uma startup de tecnologia, o resultado da pesquisa indicou que burocracia tinha um alto impacto em engajamento. Ou seja, um mesmo resultado (nota baixa em burocracia) porém conclusões diferentes: na indústria farmacêutica estava dentro do esperado enquanto na startup impactava fortemente o engajamento.
Por isso, para realizar uma pesquisa organizacional, a numera tem como uma das primeiras etapas do processo entender o contexto do cliente por meio de entrevistas e grupos focais. Com base nisso, desenhamos uma pesquisa específica para fazer o melhor diagnóstico para a empresa. Após coletar as respostas, utilizamos modelos estatísticos robustos para entender o que tem impacto ou não no objetivo da pesquisa, seja engajamento, clima ou retenção.
Recapitulando: Se você tende a desconfiar de um médico que receita medicamentos sem entender os aspectos que são específicos do seu corpo e da sua saúde, por que você não desconfia de uma pesquisa padrão de mercado, que não entende os aspectos específicos da sua empresa?